Vestindo Edith Head

É tão válido apreciar uma pintura de van Gogh quanto um vestido de Valentino Garavani. A Moda não tem necessariamente de estar enquadrada no terreno da futilidade e quando a estilista em questão é a californiana Edith Head, o preconceito tem de ser obrigatoriamente exorcizado.

edith-head-with-her-eight-oscars
“Estilo, disse ela”

 

Head é a estilista mais conhecida do cinema clássico norte-americano. É

Edith Head
Uma marca

também a personalidade com mais Óscares (de Melhor Guarda-Roupa) no peitoril da lareira (oito, no total, além de ter sido nomeada 35 vezes). Talvez não seja a melhor estilista, mas é seguramente um enorme talento e um ícone. Criou uma inconfundível imagem de marca: vestia-se discreta e formalmente e usava, quase sempre, óculos azuis escuros, não só para, a nível profissional, ver como os locais de filmagem e a indumentária resultariam num filme a preto e branco, mas também para resultar, ela mesma, inacessível quanto aos seus pensamentos.

 

 

Trabalhando essencialmente para a Paramount e para Hitchcock, Head vestiu refinadamente mulheres já por si elegantíssimas como Grace Kelly e Audrey Hepburn. Certamente que estas são capazes de dar classe a qualquer trapinho que vistam, mas o bom gosto de Head conseguiu acentuar ainda mais a aura exquisite das estrelas.

Edith_Head_13
Esboços de Edith Head para o vestido azul de estilo grego de Grace em To Catch a Thief e o formal de Audrey para Roman Holiday (para ser sincero, não gosto muito de nenhum). Abaixo os vestidos já materializados

 

Atrevo-me a dizer que o seu trabalho que eu mais gosto é o vestido preto e branco, de saia rodada, que Kelly (quem Head mais gostava de vestir) exibe em Rear Window. Aqui está ele:

É importante explicar, todavia, que os seus talentos não se restringem apenas à sofisticação. A estilista é completamente versátil (a sua principal qualidade), sendo capaz de expressar qualquer tipo de personalidade e classe social de uma personagem através da indumentária: Barbara Stanwyck com as suas vestimentas sexys e foleiras no soberbo Double Indemnity é o exemplo paradigmático.

 

Outra coisa importante a dizer sobre Head é a sua capacidade de fazer com que os seus modelos resultem tão contemporâneos. Os vestidos “verde eau de nil” de Kelly em Rear Window e de Tippi Hedren em The Birds resultam quase intemporais. São chiques, casuais e sem estampados.

Gracie_Kelly_in_film_and_sketch1500Ee
Belíssimo!
Tippi_Hedren_Film_Look_and_sketch1500
Demasiado verde mas elegante

Head sabia realçar os atributos das estrelas como os belíssimos ombros de Elizabeth Taylor, mas conseguia igualmente ocultar os seus pontos menos positivos como é exemplo os lenços que Hepburn veste em Roman Holiday, os quais disfarçam os seus ossos muito salientes.

 

Outro dos meus favoritos

Segundo Rosemary Clooney, a estilista preferia vestir homens, revelando grande criatividade na ideia de vestir Danny Kaye de calças, meias e sapatos do mesmo azul para o número The Best Things Happen While You’re Dancing em White Christmas. Tudo flui, as pernas e os pés são um todo.

White
he Best Things Happen While You’re Dancing

Repleta de talento e percebendo que, como disse Guillermo del Toro, “todos os tecidos […] contavam uma história”, Head traçou a sua própria, cujas páginas foram perfuradas pelas agulhas do bom gosto, do sucesso e, como não, da intemporalidade.

Esta crónica foi escrita originalmente para o jornal O Interior. Pode ler-se aqui

Mais alguns trabalhos de Edith Head:

 

TheHeiressTC
Vestidos para The Heiress. Não são dos meus favoritos mas, sem dúvida, que dizem muito para Head pois foi com eles que conquistou o seu primeiro Óscar

 

hedy-edith-head1
Para Hedy Lamarr em Sanson and Dalilah
edith-head-a-figurinista-que-mais-ganhou-oscars-na-historia-5
Para Audrey Hepburn em Breakfast at Tyfanny’s
Edith-Head-A-Place-In-The-Sun-1951
Para Elizabeth Taylor em A Place in the Sun
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s